Marca vende?

Marca vende?

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Você que tem uma marca, sabe se ela vende?  E aí, ficou curioso?

Antes de falarmos de fato se marca vende ou não, vamos para uma breve contextualização: quando falamos em marca, estamos nos referindo a um sistema inteiro de comunicação. Não diz respeito apenas ao visual ou sua apresentação estética. 

 

Marca vai além: é posicionamento! 

O posicionamento está conectado com a estratégia do negócio. É através do posicionamento que você gera experiência e isso faz a sua marca se conectar com pessoas. Conexão traz memória e ser lembrado é o grande pulo do gato.

Conectar a estratégia de marca com uma boa entrega para o seu público dá credibilidade e gera transformação. Essas características dão poder às marcas e as fazem ser lembradas. 

Pense que você, enquanto pessoa, tem o seu jeito, seu estilo de ser, de vestir, de se alimentar. Com a marca é a mesma coisa. Com qual estilo ela se apresenta para o mercado (posicionamento)? Como ela se veste (visual)? Como ela se conecta com o público (experiência e relacionamento)? E assim por diante… 

 

“Tudo o que você faz, diz ao mundo quem você é…” Lívia Germano 

 

Tudo o que uma marca faz e comunica é o que o seu público está vendo. Você já se perguntou se o que ele está vendo é, de fato, o que você quer transmitir sobre o seu negócio? O ponto crucial é gerar uma marca com autenticidade e que transmita verdade: discurso encantador com uma entrega envolvente.

 

Chegamos aqui e você deve estar se perguntando: ok, mas como faço isso para a minha marca?

É claro que não temos uma receita de bolo, pois marca é algo que se constrói com o tempo. Porém, o que pode ser dito é que, com um propósito bem estabelecido, com estratégias que façam sentido para realizar aquilo que te move de verdade e que faça sentido para outras pessoas, já se tem uma boa base de trabalho.

Uma empresa pode ser criada, fazer a diferença e disseminar a sua mensagem com essência mas, para isso, é necessário planejamento, estratégias coerentes que comuniquem a verdade e a mensagem da marca.

Além disso, quando falamos em marca, falamos de um ecossistema vivo, que precisa ser nutrido e monitorado o tempo todo. É necessário ter compromisso e conexão verdadeira. Não são apenas ações, são conexões entre pessoas que querem se relacionar de alguma forma com o seu produto ou empresa. Por isso que dizemos que marcas possuem personalidade própria.

 

“A marca é, faz e fala.” Ana Couto

 

Quando falamos de negócios – antes de marca – pensamos sempre em mercado, finanças, pesquisa, público-alvo, missão, visão e outros termos desse tipo. Quando alinhamos essas estratégias de negócios + estratégias de marcas, temos algo incrível sendo construído: vamos de dentro para fora, estruturando a base.

 

E o visual, importa mesmo?

Você pode achar que não, mas importa e muito. É através dele que as pessoas irão se identificar com mais facilidade com a sua proposta de marca. A estética, alinhada com a estratégia, tem um poder de comunicação que pode ser explorado nos mais variados pontos de contato de uma empresa e marca. Você pode gerar uma experiência inesquecível e ser lembrada para o resto da vida.

Claro que não podemos dizer que apenas com um bom visual se faz uma boa marca, pois, como pontuado antes, uma marca é um universo, é um ecossistema vivo e precisa ser sustentado.

Pensando na estética, alguns fatores são importantes de observar:

  • Uma marca tem que ser original, singular, se destacar frente a outras; 
  • Sua aplicação deve ser fácil para que se possa criar peças de comunicação que agreguem como um todo; 
  • É importante que uma marca se adeque ao mercado (como citamos no artigo sobre “A influência cultural na marca”), em suas linhas de produtos e canais de comunicação; 
  • Uma marca precisa ser contemporânea (diferente de ser atemporal). Precisa ser atual e representar o negócio no momento presente; 
  • Por fim, mas não menos importante, uma marca precisa ser fácil de entender, simples, para que fixe na memória e seja uma boa lembrança para as pessoas.

Estes são apenas alguns pontos de observação e não significa que, ao ter todos eles, você terá uma boa marca pois, um dos fatores mais importantes na criação de uma marca é o público. Então, pergunto: como o seu público percebe a sua marca?

 

“O mais importante de uma marca não é o que ela significa, mas o que ela parece significar.” Guilherme Sebastiany 

 

Mas, e afinal, marca vende?

Temos uma boa estratégia de negócios alinhada com a estratégia de marca, criamos uma marca original que se comunica com seu público, desenvolvemos produtos/serviços que são bem comunicados. E agora, o que você acha? Todos estes pontos fazem parte de uma marca, são eles que farão você vender mais e todos eles, juntos e conectados com a sua marca, trarão os tão esperados “resultados”.

Sebastiany, em uma de suas aulas, fala sobre como o propósito de marca pode ajudar nas vendas e cita algumas verdades, ótimas de analisar na construção de uma marca. Aqui pontuo as que achei mais interessantes:

Verdade 1Propósito não é ferramenta de venda. Propósito é cultura original de uma empresa. (Percebe aqui o “cultura original”?)

Com um bom propósito de marca é possível aumentar as vendas? Sim. Quando falamos em vendas, falamos de resultados para a empresa e esses resultados precisam ser mensuráveis. Com um propósito definido, podemos atrair mais clientes, gerar maior fidelidade, criar uma equipe forte, concisa e tudo isso gera mais pessoas interessadas e, consequentemente, mais vendas.

Verdade 2 – Nem toda empresa precisa de um propósito. Algumas podem, simplesmente, existir para suprir uma demanda ou necessidade, uma oferta, uma promessa de marca relevante para o seu público.

Verdade 3 – Propósito tem que situar a estratégia da empresa, tem que ser verdadeiro e permear tudo o que comunica, de dentro para fora.

Verdade 4 – Você não pode criar (nem vender) um propósito de marca. O que podemos fazer, como profissionais de branding, é ajudar a encontrar o propósito para uma marca, mostrar o caminho e ajudar a extrair o que tem de melhor.

 

Apesar de não haver um processo definido e concreto para sua marca vender mais, existem formas de estabelecer estratégias onde, além de credibilidade, também criem conexões e identificação com as pessoas.

A marca é aquilo que o público vê e percebe dela. É dessa maneira que a sua marca pode ajudar sua empresa/produto a vender mais. A pergunta que fica é: como você constrói valor para a sua marca? Fica ligado no nosso próximo artigo que vamos abordar um pouco mais sobre este assunto.

Nathália Braga

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