Globo antes e depois

Posicionamento de marca através do design

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2021 chegou com muitas renovações visuais. Grandes marcas do mundo buscaram uma evolução visual para transmitir os posicionamentos que vão situar suas estratégias nos próximos anos e, ainda, ressignificar a conexão dessas marcas com seus públicos, reforçando seus valores e propósitos através da sua “cara”.

Não só como forma de acompanhar as tendências visuais da atualidade, mas também como um meio de se adaptar à comunicação integrada, que envolve o on e off, é um dos principais motivos analisados com a divulgação dessas novas identidades hoje.

Além disso, a atualização de identidade funciona para conversar com o público que já faz parte de sua base – que também sente a necessidade de inovação através dos processos tecnológicos que estamos expostos na sociedade – e também na busca de novas conexões para alcançar diferentes perfis e expandir sua atuação no mercado.

 

O design como estratégia de marca

A renovação da marca, enquanto estratégia, é fundamental para manter-se relevante, atual e conectada ao público. Essa renovação pode ser sutil, suavizando traços, mudando cores ou a forma de aplicação da marca, preservando seus principais traços para não causar estranhamento no cliente, por exemplo. Mais além do design, é posicionamento de marca.

Um novo posicionamento pode exigir uma apresentação diferente, considerando o público e seus objetivos no mercado. Às vezes a opção pelo redesign – quando existe uma reformulação total em sua identidade – é necessária de acordo com seu novo posicionamento. Esse movimento pode acontecer para que a marca possa ser percebida de outra maneira.

 

Globo

Nas últimas semanas, diversas marcas importantes apresentaram seus novos logos. Um dos principais cases noticiados foi o da Globo, que adaptou sua marca para integrar seus diversos canais de comunicação.

Com o posicionamento de “Uma só Globo”, a organização unificou todas as suas marcas (TV aberta e por assinatura, plataformas digitais e Globoplay) e remodelou a tipografia para integrar os serviços e conversar com o público no mesmo tom em todos os canais de contato com letras minúsculas e com linhas suaves e arredondadas para transmitir movimento.

Além da reformulação tipográfica, o famoso símbolo ganhou uma nova aplicação: totalmente em 2D, aceitando degradês conforme as aplicações do símbolo. Não só mais a tela é colorida, o globo todo pode ser colorido de acordo com seu uso ou, também, somente branco.

Em suas cores, a empresa buscou uma paleta que se conecta com as cores da natureza para representar a diversidade. Esse posicionamento demonstra uma Globo mais humanizada, disposta a estar acessível/próxima em qualquer canal da marca.

Globo antes e depois

Avon

A Avon também apresentou sua nova marca nas redes sociais. Neste caso, a tipografia do logo sofreu uma alteração considerável. As letras seguem em maiúsculas, mas, enquanto antes a marca utilizava uma fonte fina, com traços retos e leves arredondamento em alguns cantos, agora a tipografia usada está bold, mais espessa, e evidencia as curvas internas do “V” e do “N” com um design flexível.

Com a mudança, o elemento que ganhou força e personalidade foi o “A”, com traços elegantes, mas fortes e também suaves. As cores vibrantes em degradê mantém a ousadia e confiança da marca. Seu tom de voz se pauta pela inclusão, pelo otimismo, com força e inspiração.

A aplicação da marca no Brasil surge na mesma semana que sua divulgação se intensifica através do patrocínio no Big Brother Brasil deste ano com a campanha “Avon tá on”, que transmite proximidade e engajamento com o público, sobretudo por estar inserida no reality.

 

Burger King

No caso do Burger King, seu logo foi redesenhado considerando a história da marca. Uma evolução que aproximou a marca do seu passado, dos logos utilizados entre os anos 70 e 90, com uma fonte personalizada também referenciando sua história, seus valores mais autênticos e buscando um visual atemporal.

A tipografia em bold, com arestas arredondadas, assim como seus produtos: “arredondado, ousado, gostoso” – palavras do BK. Sua renovação traz uma abordagem moderna mas nostálgica e minimalista. A retirada do “anel” azul do logo, bem como a inclinação da tipografia, alinhou a marca à ideia de “recheio do hambúrguer”, com apenas duas cores em estilo retrô, inspiradas na própria comida.

Além da mudança de logo – que impacta em suas embalagens, uniformes e todos os demais pontos de contato da marca -, o BK também realinhou sua fotografia: ângulos mais fechados, para evidenciar a qualidade dos produtos. 

 

KIA

Os últimos anos tem sido de transformação para as fabricantes de automóveis no mundo todo. Depois de vários cases de novas identidades visuais, a montadora sul-coreana KIA divulgou seu novo posicionamento de forma grandiosa, com direito a muita pirotecnia com drones e fogos de artifício.

Foi uma mudança mais drástica, nada sobrou. O logo anterior era composto pelas três letras maiúsculas separadas e estruturadas com serifas superiores – que davam a impressão de movimento – e cantos suavemente arredondados, envoltas numa elipse.

Agora, a KIA abre mão da elipse e faz uma mudança tipográfica, que remete a uma assinatura manuscrita simétrica e moderna. As três letras são unidas, formando um só objeto, com cantos arredondados e movimentos crescentes. A cor mantém-se a mesma: vermelho.

De acordo com a montadora, a mudança representa o compromisso da empresa em se tornar um ícone de mudança e inovação. Além disso, ela vem para reforçar o “Plano S”, que trouxe como objetivo a ambição de assumir uma posição de liderança no mercado automotivo global, popularizando veículos elétricos e outros serviços de mobilidade.

 

GM

Também se preparando para a produção de carros elétricos, a General Motors atualizou sua imagem para representar uma nova abordagem considerando a inovação do mercado. As letras maiúsculas deram lugar às minúsculas, com cantos arredondados. A forma azul quadrada e preenchida de antes, tornou-se vazada com uma moldura de cantos arredondados.

A moldura está aliada ao conceito “Everybody in” (todos dentro, em tradução livre), que busca incluir novos clientes na adoção de carros elétricos, já que a GM pretende lançar 30 novos modelos desse tipo de veículo até 2025.

Ainda sobre carros elétricos, o “m” utilizado faz referência aos plugs de carregadores. O sublinhado utilizado anteriormente sob as duas letras, agora só aparece sustentando a segunda. O azul da marca foi suavizado e levemente clareado.

Em resumo, a transformação suavizou a marca e a deixou jovial, concordando com seu posicionamento de inovação e tecnologia.

 

Você conhece outras marcas que mudaram sua identidade visual? Consegue perceber essa mudança para além do design? 

Fontes de pesquisa para este artigo: Propmark I, Propmark II, GKPB I, GKPB II, Potato Pro, Design Week, Dezeen, Tech CrunchMotor1.

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